por Guilherme Sousa
Quando a Stellantis revelou, em agosto de 2022, a atual geração do Citroën C3, marcava aí o início de uma nova era para a francesa, que se reposicionava no mercado como marca de entrada no conglomerado. Mas faltava agilidade ao antiquado motor 1.6, que movia a então versão de topo Shine. Problema apresentado, problema sanado! Em 2024, a resposta foi a adoção do 1.0 turbo, cujo poder de fogo foi avaliado pelo Ver-o-Carro.
Por sete dias de agosto de 2025, avaliamos a versão topo de linha You!, numa deferência feita pela comunicação da Stellantis (muito obrigado, Carolina Alves, Tatiana Carvalho, Fabrício Biondo e Stephanie Cristine), com o apoio da concessionária Revemar (obrigado por tudo, Katrine). Pioneiro da plataforma C-Cubed, que criou posteriormente os Citroën Aircross e Basalt, o C3 You! nada difere do visual daquele C3 Shine testado em dezembro de 2022, cedido pela concessionária. Mas como diferenciais, a opção mais cara do hatch leva rodas escurecidas, detalhes exteriores em azul e badge Turbo 200 na tampa do porta-malas.
Nesta versão mais cara, o motor é um velho conhecido de outros modelos do conglomerado: um Firefly 1.0 turboflex T200, de 130 cv/20,4 kgfm máximos, ligado a um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas; se precisar de uma pegada esportiva, acione o botão do modo Sport posto à esquerda por detrás do volante. Durante o convívio com o carro, as médias de consumo chegaram a 11,3 km/l em trecho misto, ou seja, na cidade e na estrada. Não é uma média desanimadora, mas o Basalt, que compartilha do mesmo conjunto motriz, fez 13,1 km/l no nosso teste, dois meses antes. E por causa do novo motor, direção e freios foram recalibrados, e cumpriram bem o seu papel. Resultado: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, sendo o hatch mais rápido do país.
Olhando para a lista de itens de série, este C3 You! possuía painel digital com tela TFT de 4,2”, multimídia de 10,25” com pareamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio, portas USB para recarga de celular na traseira, ar-condicionado manual, direção elétrica, seis alto-falantes, comandos do rádio no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, câmera de ré, chave canivete, entre outros. É importante destacar o espaço de 315 litros no porta-malas, o maior dentre todos os hatches no mercado. Diferentemente daquele C3 1.6 de 2022, este exemplar tinha bancos revestidos em material sintético e com costuras azuis.
Ainda que o acabamento interior do modelo seja simplório, registrei no teste rangidos quando em contato com outras partes, ao passar por ruas esburacadas da região de Belém. Outro ponto a se mencionar foi a ausência de conta-giros, agora contornado com a presença do painel digital de 7” na linha 2026, bem como a correção de outros problemas referentes ao acabamento. Somente um teste com a linha pode comprovar as novas benfeitorias.
CONCLUSÃO
Fecho minha participação com o modelo APROVANDO o mesmo. Custando, atualmente, R$ 106.990 na linha 2026, mais incrementado que a 2025 aqui testada, o Citroën C3 You! revelou ser um “foguete”, como pontuei no título deste texto. Conjunto mecânico condizente e atual, junto a um visual elegante e, por que não, esportivo, dão ao carro da marca do duplo chevron, uma cavalerie de respeito, com aquela atitude SUV peculiar do novo C3.
------------
FICHA TÉCNICA – CITROËN C3 YOU! 1.0 T200
Motor: Firefly 1.0 turbo
Potência: 130 cv
Torque: 20,4 kgfm (200 Nm)
Câmbio: Automático CVT de sete marchas
Combustível: Gasolina/etanol
Consumo: 11,3 km/l
0-100 km/h: 8,4 s
Velocidade máxima: 194 km/h
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: Independente, McPherson com barra estabilizadora e stop hidráulico
Suspensão traseira: Dependente, com eixo de torção e stop hidráulico
Comprimento: 3,98 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,58 m
Distância entre-eixos: 2,54 m
Volume do porta-malas: 315 litros
Rodas: 7,5’x15” – liga-leve
Pneus: 195/65 R15
Capacidade de carga: 400 kg
REVISÕES*
10.000 km: R$ 939,00
20.000 km: R$ 868,00
30.000 km: R$ 1.160,00
40.000 km: R$ 868,00
50.000 km: R$ 939,00
60.000 km: n/d
*Preços fixos sugeridos pela montadora, com intervalos de um ano ou 10.000 km para cada revisão, o que ocorrer primeiro.