Embalada pelo rápido crescimento no Brasil, vendendo mais de 2 mil carros em apenas seis meses, a Omoda Jaecoo lançou na última quarta-feira, 29/10, os Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV, com o objetivo de impulsionar ainda mais sua participação por aqui. Um evento no hotel Unique, em São Paulo reuniu mais de 250 convidados, dentre comunicadores e concessionários.
Seguindo a linguagem Art in Motion, o Omoda 5 SHS-H tem proposta visual esportiva, com grade integrada, conjunto óptico afilado, rodas de 19" e duplo spoiler. Por outro lado, o Omoda 7 SHS-P potencializa tal proposta, tendo grade sem moldura, faróis e lanternas full-LED, maçanetas embutidas e rodas aro 20.
Omoda 5 SHS-H
Omoda 7 SHS-P
Em mecânica, ambos partilham o motor 1.5 turbo e o câmbio DHT, diferindo apenas no powertrain elétrico de cada. Para o 5, vai um com bateria autorecarregável de 1,83 kWh que, combinado, entregam 224 cv/30,1 kgfm e 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. O 7 usa bateria de 18,3 kWh carregável, cuja autonomia é de 60 km apenas no modo EV; tem 279 cv/37,2 kgfm e 0 a 100 em 8,4 segundos.Omoda 5 SHS-H
Omoda 7 SHS-P
O recheio dos Omoda 5 e 7 contempla ar digital bizona, partida remota, chave inteligente e conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio, som premium Sony, head-up display, carregador wireless de 50W e cancelamento ativo de ruído. Particularmente, o Omoda 5 possui 7 airbags, câmera 360°, controle de estabilidade e assistência de frenagem, e o 7 acrescenta ADAS 2,5, multimídia 15,6" com opção deslizante, aromatização do interior e bancos com massagem.Omoda 5 SHS-H
Omoda 7 SHS-P
Em preços, os Omoda 5 e 7 vêm nas versões Luxury e Prestige, custando R$ 159.990 e R$ 184.990, respectivamente, para o primeiro, e R$ 254.990 e R$ 279.990, também respectivamente, para o último.NOSSO TESTE
Para conferir de perto, na prática, como as duas novidades se comportam, a convite da própria marca, Ver-o-Carro foi até a pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, e posso dizer antecipadamente, como spoiler: eles convencem na relação custo benefício.
Primeiramente, passou pelo crivo avaliativo o Omoda 7 SHS-P, na bela cor Branco Arctic. Logo ao entrar no carro, já sou recebido com um convite de boas-vindas, digamos, diferente: os bancos elétricos avançam para a frente, deixando para mim apenas o trabalho de terminar a regulagem. Bem que devia ter posto a regulagem dos retrovisores externos no painel da porta, trabalho a ser executado apenas na multimídia e refinada no volante.
Na pista, durante quatro voltas, os 339 cavalos de potência estiveram à disposição integralmente, ainda que majoritariamente tenha usado o trem de força elétrico, mas melhor acertado que no Jaecoo 7 (desta vez, não se esgoelou). Ponto para um melhor isolamento acústico na cabine, e mesmo que os dois motores estejam nas últimas, nem vai sentir. Acabo o teste com o banco recuando após abrir a porta.
Na sequência, a prova foi com o Omoda 5 SHS-H, pintado na cor Cinza Centaurus. Apesar de pisar fundo no acelerador, o SUV híbrido apresentou ter a mesma dirigibilidade do seu irmão puramente elétrico, testado em abril. Nas curvas do autódromo, manteve-se estável, graças ao conjunto de suspensão bem calibrado para nossa realidade, deixando o carro mais grudado no asfalto que o Omoda 7. E o que é bom: mesmo acelerando forte nas quatro voltas dadas, a média de consumo ficou com médias acima dos 21 km/l, excelente para o padrão dos híbridos.
CONCLUSÃO
Seja qual for a escolha, o Omoda 5 híbrido convencional ou o Omoda 7 híbrido plug-in têm tudo para conquistar o cliente brasileiro, ainda mais em se tratando de dois eletrificados cujas autonomias passam fácil dos 1.300 km, de excelente tamanho para um país com dimensões continentais como o nosso.
A opção HEV possui potencial de ser o modelo carro chefe da Omoda & Jaecoo, prometendo dar dor de cabeça a rivais como Toyota Corolla Cross e GAC GS4. Quanto a PHEV, a briga é contra nomes mais consolidados, a exemplo de BYD Song Plus, GWM Haval H6 e até mesmo contra os irmãos de base Jaecoo 7 e CAOA Chery Tiggo 7, sendo o Omoda 7 SHS-P um meio termo que encanta quem busca por um plug-in.
















