A onda dos SUVs dizimou ou reduziu segmentos ainda cultuados pelos amantes de carros. Um deles foi a dos hatches médios. Como forma de resgatar a aura da categoria no Brasil, onde não havia mais representante após a morte do Chevrolet Cruze Sport6, a Volkswagen ressuscita o Golf na atual geração, MK8,5.
E mesmo custando R$ 430 mil na única versão GTI, os clientes selecionados pela marca esgotaram os 350 exemplares da primeira leva em um fim de semana, numa estratégia de vendas que remete às marcas de superesportivos. Abriram-se mais 150 unidades, mas a fila de espera chega a 400. Para adquirir um novo Golf GTI, basta o interessado possuir ou já ter possuído qualquer esportivo da Volkswagen, seja GTI, GTS e/ou GLI, inclusive antigos, limitado a uma unidade por cliente.
Como maiores destaques, o novo VW Golf GTI entrega rodas aro 18, grade iluminada, piloto automático adaptativo, ar-condicionado trizona, assistente de condução com centralizador de faixas e alerta de ponto-cego, iluminação ambiente com 30 cores, painel de instrumentos de 10,2", seletor de modos de condução, multimídia de 12,9" com espelhamentos sem fios, teto-solar e sistema de som Harman Kardon.
Na configuração padrão do hatch, os bancos são revestidos em tecido xadrez com ventilação, tendo como opção o couro Vienna com ventilação e aquecimento. Como prova de força, o motor é o 2.0 370 TSi Evo4, uma evolução do EA888, com 245 cv/37,7 kgfm, ligado ao câmbio DSG e 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.