Chevrolet quer massificar o mercado de SUVs elétricos com o Spark EUV, por R$ 160 mil

Anunciado ao público nas concessionárias no último sábado, 6, o Chevrolet Spark EUV é oficialmente lançado pela marca americana, com a promessa de popularizar o segmento dos SUVs elétricos, num claro recado às demais marcas chinesas (embora a novidade também seja). Vendido em versão única, Activ, tem preço sugerido de R$ 159.990.

Irmão gêmeo do chinês Baojun Yep Plus e apoiado pela engenharia da GM sul-americana, o Spark EUV é movido por um motor elétrico de 101 cv/18,4 kgfm, cuja alimentação é realizada por uma bateria LFP de 42 kWh que, no ciclo Inmetro, rende 258 km de autonomia. Precisa recarregar? Vem de série com um carregador portátil para tomada residencial de 220 volts, tendo a opção de compra de um wallbox de 7,4 kW. Suporta recargas AC de 6,6 kW e DC de 50 kW.
A linguagem visual "boxy" do SUV elétrico dá a sensação de amplo espaço interno, e aposta em linhas quadradas de cantos arredondados, bem distribuídos nos 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,72 m de altura e 1,76 m de largura. São 355 litros de capacidade do porta-malas, que carece de um tampão na parte superior. Todo o conjunto óptico exterior é full-LED e as rodas são de 16".

Com espaço para quatro pessoas, o interior apresenta boa qualidade construtiva para um carro de entrada, apostando no acabamento em couro nos painéis e nos bancos. Dentre os equipamentos, tem ar-condicionado digital, multimídia de 10,1" com Android e iOS por cabo, cluster de 8,8", câmera 360°, regulagem elétrica do banco do motorista, freio de estacionamento elétrico, chave presencial, retrovisor externo rebatível, pacote de assistência à condução Chevrolet Intelligent Driving e "modo DJ", permitindo apps de rádio de todo o mundo.
Quem quiser adquirir o Chevrolet Spark EUV em um qualquer uma das 138 revendas habilitadas, pode escolher entre as cores Azul Atlântico, Branco Cupuaçu, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Azul Anil, com as quatro primeiras optando por teto contrastante. Existem três pacotes de acessórios personalizáveis: Rush, XR e Trail Motion.

NOTA: Durante o evento de lançamento para a imprensa, em Brasília, o presidente da GM da América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que firmou parceria com a empresa ComExport para a produção, em regime SKD, do Chevrolet Spark EUV, em Horizonte (CE), onde funcionou a planta da Troller, até o final do ano. Segundo o executivo, os kits virão parcialmente prontos da China, tendo a finalização na referida uinidade. A meta é de produção mensal de 400 unidades, podendo ser ampliada futuramente.