Quase um ano após sua revelação mundial, chegou a vez de nós, brasileiros, conhecermos de perto o 7X, novidade da Zeekr para o mercado de SUVs elétricos de porte médio, pronto para o embate contra os alemães Audi Q6 e-tron e BMW iX3, por exemplo. Ofertado em única versão, Flagship, o chinês promete entregar muito conteúdo tecnológico, de segurança e desempenho surpreendente por somente R$ 448 mil.
Assinado por Stefan Sielaff e criado em Gotemburgo, na Suécia, o design do Zeekr 7X Flagship foi inspirado no conceito "Hidden Energy", de linhas menos rebuscadas e que rompem com o que é visto no 001 e X, outros modelos Zeekr vendidos no país, indo para a mesma linguagem do 007. Traz faróis de LED matriciais ligados por uma faixa preta, lanternas em único filete que cruza toda a traseira e rodas aro 20. Os 4,78 m de comprimento e os abissais 2,90 m de entre-eixos garantem máxima utilização do espaço interno
Suas portas são abertas eletricamente por botões postos nas colunas B e C, sendo que as traseiras são em 90°, e as dianteiras, em 66°. Para fechar, a tradicional maçaneta interna dá lugar a botões nos painéis das portas ou, se preferir, por acionamento na multimídia.
Para mover o SUV, são necessários dois motores elétricos, um em cada eixo, qualificando-o a ter tração integral. São nada menos que 646 cv/72,4 kgfm e aceleração da inércia a 100 km/h em 3,8 segundos, "projetado para os entusiastas", como bem pontua a Zeekr. Por ter plataforma SEA de 800 volts, suporta recarga elétrica DC de até 400 kW, ou seja, consegue acrescentar 150 km de autonomia em apenas 5 minutos e de 10 a 80% da bateria de 100 kWh em 13 minutos. São 423 km de autonomia, segundo o Inmetro.
Por dentro, o modelo destaca pelo head-up display com realidade aumentada, cluster 3D de 13", multimídia de 16", bancos dianteiros climatizados com massagem e regulagem elétrica, bancos traseiros reclináveis e aquecidos, 36 porta-objetos, bagageiro de 616 litros (expansível para até 1.978), som Zeekr Pro de 21 alto-falantes teto panorâmico, luz ambiente surround 3D, dois carregadores sem fio, entre outros itens. É possível observar que o 7X goza de acabamento interno em alto nível, muito por usar materiais nobres como couro e veludo.
Como processar todo este arsenal tecnológico embarcado? Para isso, a Zeekr aproveitou a parceria com a Qualcomm para introduzir, pela primeira vez na indústria automobilística mundial, o processador 8295 Flagship Intelligent Cabin Chip, permitindo maior capacidade de processamento de dados, transições de interface mais suaves, resultando em respostas muito rápidas aos comandos.
Na pista do Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP), a percepção foi de um carro extremamente responsivo ao toque do acelerador nas arrancadas e bem assentado nas curvas, sem que role a carroceria. Isto confere ao Zeekr 7X Flagship um comportamento visceral, tornando-se, sem sombra de dúvidas, um elétrico disruptivo em todos os sentidos!