COLUNA MECÂNICA ONLINE®: Chevrolet atualiza correia banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 do Onix e Tracker 2026

por Tarcísio Dias*
Olá, pessoal do Mecânica Online®, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre um componente muitas vezes esquecido, mas que é vital para o funcionamento do motor: a correia dentada, ou correia de sincronismo.

A Chevrolet aproveitou o lançamento dos novos Onix e Tracker 2026 para introduzir melhorias discretas, mas muito importantes nos seus motores 1.0 e 1.2 turbo.
Esses propulsores, bastante populares nos modelos da marca, utilizam um sistema de correia banhada a óleo — tecnologia que reduz atrito, melhora o silêncio de funcionamento e promete maior durabilidade em comparação às correias expostas ou às tradicionais correntes metálicas.

Acontece que, na prática, surgiram diversos relatos de desgaste precoce, inclusive com a correia literalmente se desfazendo com quilometragens bem abaixo do esperado.
Segundo a própria GM, esse “esfarelamento” foi consequência direta do uso incorreto de óleo lubrificante, ou seja, fora da especificação Dexos indicada no Manual do Proprietário. Como o óleo entra em contato direto com a correia, sua composição química afeta diretamente a durabilidade do material.

Pensando nisso, a Chevrolet desenvolveu uma nova formulação química para a borracha da correia dentada, mantendo o conceito de banho a óleo, mas com maior resistência a variações na qualidade do lubrificante.
A fabricante explica que a mudança visa aumentar a robustez do motor e torná-lo mais tolerante as manutenções fora do padrão ideal — uma realidade comum no mercado brasileiro.

Outra novidade que vale destacar é que a rede de fornecedores foi ampliada, como confirmou a própria montadora, permitindo que mais de um fabricante produza o novo componente, o que ajuda a manter a regularidade no abastecimento das linhas de produção.
É importante dizer que, mesmo com a correia reforçada, as recomendações de manutenção não mudaram: o óleo precisa ter a certificação Dexos, as trocas devem ocorrer a cada 10.000 km e a substituição da correia segue prevista para os 240.000 km. Ou seja, o motor continua sensível a negligências e o uso do óleo correto é fundamental.

Além das mudanças mecânicas, o Onix e o Tracker 2026 chegam com visual atualizado, painel redesenhado e novas rodas. E para reforçar a confiança no produto, a Chevrolet agora oferece garantia de fábrica de até cinco anos para os dois modelos — algo que os alinha com concorrentes como o Hyundai HB20, Creta e o Jeep Renegade.
Se você está de olho nesses modelos, vale lembrar que a chegada às concessionárias está prevista para as próximas semanas. E se já é proprietário, fica o alerta: manutenção preventiva e uso do óleo correto ainda são as melhores garantias de longevidade para o seu motor.

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Correia dentada banhada a óleo: diferente da correia tradicional, esse componente funciona imerso no óleo do motor, o que reduz o atrito e o ruído, além de ampliar a vida útil — desde que o óleo utilizado seja o correto.
Certificação Dexos: padrão de qualidade criado pela General Motors para óleos lubrificantes. Garante que o fluido tenha propriedades compatíveis com os motores da marca, especialmente aqueles com correia banhada a óleo.
Desgaste prematuro: ocorre quando a peça falha ou perde desempenho antes do previsto pela fábrica, geralmente por mau uso, manutenção incorreta ou uso de componentes fora de especificação.
Fornecimento modular: a GM confirmou que passou a trabalhar com diferentes fornecedores para a nova correia, o que aumenta a segurança no abastecimento da produção e reduz riscos de paralisação.

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