TESTE: Nissan Frontier XE entrega conforto na cidade e na estrada e bastante aptidão fora dela

por Guilherme Sousa
Há muito, picapes deixaram de ser sinônimo de veículos voltados ao trabalho e tornaram-se símbolo de status, com uso tanto na lama quanto no asfalto. Quem viu lá atrás caminhonetes com apenas cabine simples, hoje vê-las com cabine dupla é mais que uma obrigação, visto que sua vocação mudou bastante com o passar do tempo. Uma que não foge à regra é a Nissan Frontier, com a maioria das suas versões feitas para toda a família, restringindo para a de entrada a vocação trabalhadora.
 
Como forma de aferirmos os prós e contras, recebemos, para um teste de sete dias, a Nissan Frontier XE, versão posicionada abaixo do topo de linha, numa deferência feita pela equipe de comunicação da Nissan do Brasil (muito obrigado, Fagner Oliveira, Alexandre Carvalho e Rogério Louro), com o apoio da concessionária Tropical (obrigado, Brenda Lopes). Reestilizada em 2022, como modelo 2023, a picape média possui grade frontal maior e trapezoidal com bordas cromadas, faróis full LED e a nova logomarca da Nissan no centro da grade. Tudo distribuído em 5,26 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,86 m de altura e 3,15 m de entre-eixos.
 
Por debaixo do capô, o motor 2.3 biturbodiesel gera 190 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, números levemente abaixo da média da categoria. Mas quem disse que isso foi um problema no convívio do Ver-o-Carro? Por possuir duas turbinas, nada de arrancadas fortes, entregando uma aceleração linear, sobretudo na estrada. Além do mais, em qualquer terreno, a Nissan Frontier garantiu estabilidade acima da média, graças à suspensão independente na dianteira e multi-link na traseira, e sistema de freios a disco nas quatro rodas. Nos sete dias de avaliação, foram 1.117,4 km rodados, o que deu uma média de consumo de 9,6 km/l. Mas numa viagem de Marituba para Bragança, no interior do Pará, conseguimos arrancar surpreendentes 14,1 km/l.
  
Entre os principais equipamentos de série, a Nissan Frontier XE entrega chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, rodas de liga-leve aro 17, banco do motorista com regulagem elétrica, forração em material sintético, ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, cruise control, direção hidráulica, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, central multimídia com espelhamento via cabo para Android Auto e Apple CarPlay, 6 alto-falantes, computador de bordo com tela colorida de 7 polegadas, faróis full-LED, airbags dianteiros, laterais e de cortina, controle automático de descida, alarme com imobilizador e auxilio de partida em rampa.
 
Como toda picape média que se preze, tem tração 4x4 com opção de reduzida, que não deixou na mão em estradas enlameadas da zona rural da região metropolitana de Belém, transpondo barreiras e poças d'água sem nenhuma dificuldade. E claro, tem que ter mais de 1.000 kg de capacidade de carga na caçamba (1.100 kg, precisamente). Porém, para abrir a tampa, foi necessário retirar a lâmina da chave presencial e girar na castanhola, sendo também necessária uma leve pressão na tampa para, depois, empurrar.
 
Contudo, nem tudo foram mil maravilhas. Mesmo que seja uma das opções mais caras, não vir com um singelo protetor de caçamba e/ou capota marítima de série é um tremendo desacerto. Ainda que seja fácil de limpar, o habitáculo de cargas também ficaria suscetível a riscos na pintura, o que seria um risco à valorização do carro na hora da revenda. Falta também o pacote de assistência à condução Nissan Safety Shield, que está presente somente nas duas opções de topo, Platinum e PRO-4X.

CONCLUSÃO
Os R$ 287.290 pedidos pela Nissan na Frontier XE são mais que justos e a fazem uma excelente opção de compra, ainda mais que os rivais ultrapassem os R$ 300 mil. É aquela picape aos que buscam ter conforto, segurança e versatilidade para qualquer serviço, mas que preferem discrição e não a preferem chamá-la de “bruta”, como muitos apelidam as caminhonetes. Mesmo que ela seja.
  
  

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FICHA TÉCNICA – NISSAN FRONTIER XE
Motor: 2.3 biturbodiesel
Potência: 190 cv
Torque: 45,9 kgfm (450 Nm)
Câmbio: Automático de sete marchas
Combustível: Diesel
Consumo: 9,6 km/l
0-100 km/h: 11,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Tração: 4x4
Direção: Hidráulica
Suspensão dianteira: Independente, McPherson com braços sobrepostos
Suspensão traseira: Multi-link, por eixo rígido
Comprimento: 5,26 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,86 m
Distância entre-eixos: 3,15 m
Volume do porta-malas: 1.054 litros
Rodas: 7,5” x 17” – liga-leve
Pneus: 255/65 R17
Peso do veículo (em ordem de marcha): 2.207 kg
Capacidade de carga: 1.010 kg

REVISÕES*
10.000 km: R$ 1.155,00
20.000 km: R$ 2.364,00
30.000 km: R$ 1.155,00
40.000 km: R$ 2.364,00
50.000 km: R$ 1.155,00
60.000 km: R$ 2.364,00
*Preços fixos sugeridos pela montadora, com intervalos de um ano ou 10.000 km para cada revisão, o que ocorrer primeiro.