Era 20 de dezembro de 2023, ou seja, às vésperas do Natal, quando a mundialmente recém-criada OMODA & JAECOO anunciava que iria chegar ao Brasil em algum momento de 2024, que passou e nada da empresa chegar. Mas quase um ano e meio após aquele anúncio, em 15 de abril de 2025, a espera terminou. A empresa, pertencente à Chery International (portanto, sem nenhuma relação com a CAOA Chery) e presente em mais de 40 países, sendo sucesso de vendas por onde ficou raízes, realiza sua chegada ao nosso solo.
Como o 43° mercado global, a OMODA & JAECOO inicia as operações brasileiras trazendo dois modelos, o elétrico Omoda E5 e o híbrido plug-in Jaecoo 7 SHS. E a convite da empresa, Ver-o-Carro esteve presente na cerimônia de lançamento, realizada em São Paulo.
“A chegada da OMODA & JAECOO marca uma nova era da companhia globalmente. O Brasil é um dos nossos principais destinos do território Latino-Americano. Com o lançamento de dois modelos tecnologicamente avançados, iniciamos, assim, a evolução da revolução no segmento de veículos movidos a nova energia. Aqui, buscamos transformar a experiência dos consumidores brasileiros para uma nova era tecnológica, com sustentabilidade, segurança máxima e conforto”, declara Shawn Xu, vice-presidente executivo da OMODA & JAECOO.
Ainda segundo a marca chinesa, os dois modelos estão à venda nas mais de 50 concessionárias espalhadas em 17 estados brasileiros. E não ficará apenas nisso: a OMODA & JAECOO já planeja a vinda de outros modelos para o país e, em breve, terá uma fábrica no Brasil.
OMODA E5
Com proposta urbana e jovem, o Omoda E5 alia visual futurista com a tecnologia avançada dos elétricos. Baseado no conceito Art in Motion, desenvolvido pela equipe internacional de design sob a liderança de Steve Hume, o carro apresenta grade dianteira fechada, faróis de LED de aparência futurista que se integram com as luzes diurnas e uma linha de teto inclinada que se assemelha a um cupê.
Uma bateria de 61 kWh alimenta o motor de 204 cv/34,5 kgfm, cuja autonomia gira em 345 km; suporta uma potência máxima de carregamento de 80 kW, permitindo uma carga de 80% em cerca de 30 minutos, com a utilização de uma estação de carregamento de 80 kW. Além do mais, o motor Flat Wire garante menor espaço, maior eficiência, segurança, vida útil e confiabilidade e o controle eletrônico proporciona melhor ajuste de recuperação de energia via contactless power-on scrawling function.
Entre os principais itens de série, o Omoda E5 oferece rodas aro 18, duas telas de 12,3" conjugadas, sistema de som com seis alto-falantes, carregador de celular por indução, conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, chave por aproximação, maçanetas externas embutidas, bancos em couro sintético, estepe de tamanho normal, entrada USB de carregamento frontal de fácil acesso, tecnologia de controle de voz inteligente, entre outros.
O Omoda E5 tem preço sugerido de R$ 209.990, em única versão. Está disponível com 5 opções de cores: Branco Artic, Prata Alya, Cinza Centaurus, Preto Andromeda e Azul Antares, e tem garantia de 7 anos.
JAECOO 7
Feito na plataforma T1E, a mesma que gerou o CAOA Chery Tiggo 7, o Jaecoo 7 desembarca no Brasil trazendo um case mundial de sucesso em variados mercados. Seu visual, de linhas fluidas e retilíneas, agrega grade frontal acentuada em forma de cascata, faróis de LED e lanternas traseiras interligadas com o nome Jaecoo no centro.
No interior bem acabado, estão presentes central multimídia de 14,8" vertical com múltiplas funções e biometria facial, ar digital bizona, freio de estacionamento por acionamento eletrônico, teto solar panorâmico, sete airbags, pacote ADAS nível 2,5, som Sony, bancos em couro com ajuste elétrico, mais aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros, abertura automatizada do porta-malas, carregador por indução para celular, dentre outros.
Na parte mecânica, o SUV concorrente de BYD Song Plus, CAOA Chery Tiggo 7 PHEV e GWM Haval H6 PHEV19 utiliza um sistema híbrido chamado pela OMODA & JAECOO de Super Hybrid (SHS), que combina motor elétrico de 204 cv com um térmico 1.5 turbo de 135 cv e injeção direta, entregando combinados 339 cv/52 kgfm e 1200 km de autonomia, graças à eficiência elétrica de 98,5% e à eficiência mecânica superior a 92%, como pontua a marca.
A tecnologia DMC (Deep Miller Cycle), um sistema que trabalha em ciclo Miller com taxa de expansão maior que a de compressão, aumenta a eficiência térmica e contribui para a melhora do consumo. É possível rodar até 79 km no modo elétrico, com a bateria de 18,3 kWh, que permite carregar de 20% a 80% em apenas 20 minutos utilizando um carregador de 40 kW. Já a transmissão DHT permite quatro modos de condução: elétrico puro, híbrido em série, híbrido paralelo e regeneração de energia.
Por aqui, o Jaecoo 7 SHS é comercializado em duas versões, Luxury, por R$ 229.990, e Prestige, ao custo de R$ 249.990. São sete anos de garantia para o carro e oito anos para o conjunto elétrico, e 4 opções de cores: Branco Artic, Preto Andromeda, Prata Crest Dual Tone e Cinza Highland Dual Tone.
TESTE
Em nosso teste no autódromo da fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), muito impressiona a estabilidade do Omoda E5 nas curvas fechadas do circuito, sem que a carroceria role e apoiado por um controle de estabilidade de excelente aproveitamento. Mesmo que eu pisasse fundo no acelerador, não comprometeu a autonomia da bateria, que pouco consumiu nas duas voltas na pista.
Quanto ao Jaecoo 7 SHS, foram três voltas realizadas no circuito, utilizando o modo HEV, conseguimos entregar a bateria com autonomia (um pouco) maior que quando comecei o teste. Com tanque de combustível flertando a reserva e bateria com carga baixa, foi um SUV competente, mas o maior senão deixo para o motor a combustão se esgoelando nestas condições: o nível de ruído emitido invadia a cabine, causando incômodo ao dirigir.
Em suma, são dois produtos que vêm revolucionar o mercado de carros movidos a novas energias, com potencial de obter boas vendas para a OMODA & JAECOO e roubar vendas dos concorrentes consolidados.