CAOA Chery Tiggo 8 PHEV recebe melhorias em desempenho, autonomia, segurança e conforto

O mais tecnológico e mais sofisticado SUV da CAOA CHERY ficou ainda melhor e mais inovador. Reunindo o máximo da performance aliada à economia de combustível e redução de emissões, o Tiggo 8 apresenta sua nova versão PRO Plug-in Hybrid 2025, comercializada junto com a versão a combustão tornando-se, mais uma vez, um ícone de todo o potencial da CAOA CHERY em termos de tecnologia, refinamento, inovação e sofisticação.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid chegou ao mercado nacional como o primeiro veículo híbrido Plug-in, sete lugares, a contar com dois motores elétricos, o que possibilitou a entrega de ainda mais potência e mais economia ao modelo. Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. O modelo mantém a utilização da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission), no Brasil que é a primeira transmissão do mundo dedicada a modelos híbridos, tornando a gestão dos três motores muito mais eficaz e inteligente.

Para o lançamento do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid 2025, a CAOA providenciou a evolução da calibração deste conjunto Powetrain e o refinamento da dirigibilidade do veículo para atingir uma melhor performance, além de acompanhar também a transição para uma melhor experiência acústica.

Com isso, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid evoluiu em performance e agora acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,02 segundos. O consumo médio combinado é de 32,7 km/l na cidade e 27,9 km/l na estrada. O modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 54 km de forma 100% elétrica, com a facilidade de poder ser recarregado na tomada sempre que necessário. 

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid mantém suas generosas dimensões e capacidades: 4.720 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 2.710 mm de entre eixos. Destaque especial para a capacidade de sete ocupantes e ótimo espaço 889 litros para bagagens no porta-malas ou até 1.930 litros, quando as duas fileiras traseiras estão rebatidas.

O SUV conta, agora, com um tanque de combustível de 60 litros, trazendo um aumento de autonomia, substituindo o modelo anterior de 45 litros.

Novo visual e mais conforto

O novo Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid passa a contar com o belíssimo visual da grade dianteira Big Diamond com detalhes cromados, além do logo com iluminação de Boas-vindas, já apresentada no Tiggo 8 PRO (à combustão) e que trouxe ainda mais personalidade ao modelo. As rodas também ganharam novo design, exclusivo para essa versão e agora são de 19” (Pneus 235/50R19).

No interior, o grande destaque fica por conta da tela curva de 24,6” que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O novo sistema acomoda mais conectividade com tecnologias de comando de voz, Android Auto e Apple CarPlay Wireless, GPS de última geração triple screen e um moderno Head-Up Display (projeção de informações no para-brisa direcionando o motorista).

O novo interior ficou ainda mais luxuoso com um volante de design moderno, um console central totalmente remodelado e um novíssimo comando de troca de marchas (Joystick 2ª geração) O acabamento interno Premium também é novo e chega com uma exclusiva cor Terracota.   

O banco do motorista segue com seis ajustes elétricos, assim como memória para estes ajustes, sendo que estas memórias incluem retrovisores externos. Enquanto isso, o banco do passageiro conta com memória para quatro posições, apoio para pernas e, passa a contar com a exclusiva função massageador. Ambos os assentos dianteiros contam também aquecimento e resfriamento. Outro ponto alto em termos de tecnologia está o novo sistema de som premium da Sony com 8 alto falantes. 

Mais uma novidade, incorporada no Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é o novo sistema de câmeras com visão 540º que permite a visualização de todo o redor do veículo, incluindo o solo para facilitar as manobras de estacionamento.

Tecnologia híbrida inteligente

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Pioneira e revolucionária, essa transmissão foi a primeira dedicada a veículos híbridos do mundo e tem sua tecnologia patenteada pela Chery na China. 

Composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão de maneira inteligente. Com isso, entrega 11 relações de marcha que proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo. Tudo de forma automática a partir do desenvolvimento e adaptação do sistema híbrido pela engenharia brasileira da CAOA CHERY, que trabalhou no projeto para entregar ao condutor uma experiência ao volante compatível com a expectativa do consumidor nacional, incluindo calibração do motor, transmissão DHT e integração dos módulos e motores elétricos.

A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv, enquanto o torque máximo chega a 56,6 kgf.m.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV):

  • EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
  • HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;

Adicionalmente, possui dois modos de condução:

  • Normal – disponível nos modos de potência EV ou HEV e que prioriza a economia de combustível;
  • Sport – Disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;

Nos modos de potência EV e HEV, o motorista pode gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.

Bateria e regeneração de energia
A bateria do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid também é referência tecnológica, com 96 células, tem capacidade total de 19.27kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 54 km. O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.
 
Esse sistema possui quatro níveis: um automático e com maior capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens. E outros três, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior. Neste caso, a recuperação da energia ocorre sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador. 

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.

Mesmo alcançando excelentes números de consumo, para garantir ainda mais autonomia aos consumidores, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid agora vem equipado com tanque de combustível de 60 litros de capacidade. 

Segurança Aprimorada - MAX DRIVE
Desenvolvido para proporcionar excelência em termos de experiência de condução, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta também com um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista, batizado pela CAOA CHERY de MAX DRIVE. Esses sistemas representam um papel fundamental não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao dirigir. Com a novidade, além dos mais de dez itens como HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta com: 
  • ACC – Piloto Automático Adaptativo: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;
  • AEB – Frenagem Automática de Emergência: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas; 
  • FCW – Alerta de Colisão Frontal: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;
  • TJA – Assistente de congestionamento: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos;
  • ICA – Piloto Automático Integrado sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;
  • LDW – Alerta de Saída de Faixa: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;
  • LDP – Prevenção de Saída de faixa: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;
  • IHC – Controle inteligente de farol alto: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário;
  • DOW – Alerta de Abertura de Porta: Se o sistema detectar veículos se aproximando no lado esquerdo ou direito do veículo e a porta do lado detectado for aberta, o DOW emitirá um alarme sonoro para alertar o motorista ou passageiro a prestar atenção antes de sair do veículo
  • RCTA – Alerta de Tráfego Cruzado traseiro: Auxilia o motorista na verificação da área traseira em ambos os lados do veículo. O sistema detectará veículos se aproximando nos lados esquerdo ou direito, alertando o motorista por meio do indicador no espelho retrovisor, um aviso sonoro e um alerta na tela do sistema multimídia
  • LCA – Assistente de Mudança de faixa /BSD – Monitoramento de Ponto Cego:
  • Monitora a presença de veículos em movimento nas áreas traseira esquerda e direita e alerta o motorista sobre a segurança durante uma possível mudança de faixa. Este sistema se estende aos sensores traseiros.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid está disponível em todas as concessionárias da marca CAOA Chery no Brasil nas cores Azul, Preto e Branco. O SUV possui 5 anos de garantia e 8 anos para bateria.

Com informações de CAOA Montadora.