Com a norma PROCONVE L8 às portas, as marcas de carros de passeio correm contra o tempo para deixarem os motores a combustão adaptados à nova regra de poluentes e ruídos. Pensando nisso, a Chevrolet entra na jogada com uma atualização nos motores 1.0 e 1.2 turbo da família CSS Prime, usados no Tracker e na Montana.
Todos passaram a ter injeção direta de combustível e atualização nos sistemas de gerenciamento por software, o que se traduz em mais potência, menor consumo e maior rapidez nas provas de 0 a 100 km/h. Começamos falando do 1.0, que move o SUV: pulou de 116 cv/16,8 kgfm para 121 cv/18,9 kgfm, sempre ligado a um câmbio automático. Arranca até 100 km/h em até 10,9 segundos e apresenta consumo orbitando em 13,7 km/l.
Passando para o 1.2, se antes o propulsor rendia 133 cv/21,4 kgfm máximos, hoje consegue bater 141 cv/22,9 kgfm. Entretanto, o 0 a 100 e o consumo variam conforme o modelo e câmbio. No Tracker, obteve 9,7 segundos e 14,1 km/l, respectivamente. Já na Montana manual, os números são de 10,9 segundos e 13,7 km/l, ao passo que na Montana automática, temos 9,5 segundos e 13,5 km/l máximos.
A título de curiosidade, com as últimas atualizações, o 1.0 turbo do Chevrolet Tracker possui potência igual a do esportivo Kadett GSi, equipado com motor 2.0 aspirado da década de 90. A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 turbo do Tracker e da Montana quanto o 2.4 aspirado do Vectra Elite de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.
De acordo com Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM, "este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso."