por Guilherme Sousa
Em 10 de outubro de 2024, na quinta-feira que antecedia o Círio de Nazaré, desembarcava no Brasil a Zeekr, junto com seu crossover 001. Um mês após iniciar as atividades em solo brasileiro, a marca chinesa pertencente ao Grupo Geely ousa e expande seu portfólio com a apresentação do seu primeiro SUV elétrico, o X, que chega em duas versões, Premium e Flagship, em evento ocorrido no último dia 12 de novembro, na primeira Casa Zeekr do país, operada pelo Grupo Carrera, na avenida Europa, 372, no bairro Jardim Europa, em São Paulo.
A novidade é derivada da plataforma SEA, que utiliza arquitetura elétrica de 800 volts; dela nasceu também os Volvo EX30 e EX90 e o próprio Zeekr 001, além de estar em carros da Link&Co., Lotus e Smart. No visual externo, o Zeekr X traz conjunto óptico cheio de vincos e formas geométricas, sendo que os faróis contêm assinatura diurna em LED em forma de "H" minúsculo, e as lanternas, são unidas pelo nome da marca por extenso no centro. As rodas de alumínio podem ser de 19 ou 20 polegadas, as portas não possuem molduras para os vidros, as maçanetas são embutidas na carroceria e destravadas por sensor capacitivo oculto, sem precisar puxá-la, e os espelhos retrovisores externos dispensam molduras.
Em seu interior, o novo SUV deita e rola no refinamento, apesar de ser minimalista, tal qual o irmão sueco EX30. Mas difere do Volvo por possuir acabamento em couro e alumínio, revestimento do teto em microfibra, painel de instrumentos de 8,8", head-up display, central multimídia de 14,6", conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, som Yamaha com 12 alto-falantes e subwoofer, luz ambiente de cristal Ice Block, carregador por indução no encosto de braço central e maçanetas internas por interruptor.
Outras inovações que o Zeekr X traz são a conexão 5G nativa com 128GB de armazenamento em nuvem e 16GB de memória interna, coluna B inteligente que exibe variadas funções, e a inédita função MODO PET, que liga o ar-condicionado do carro se um animal de estimação ou um bebê for esquecido pelo condutor no banco traseiro, evitando mortes por asfixia e queimaduras.
Na parte mecânica, o Zeekr X carrega uma bateria de 66 kWh feita de NMC pela CATL, entregando autonomia de 332 km, segundo o Inmetro, suportando recargas de até 150 kW DC. Entretanto, o pulo do gato do modelo fica para as motorizações: enquanto a Premium usa um motor traseiro de 272 cv/35 kgfm e cumpre provas de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, a top Flagship goza de dois propulsores, um em cada eixo, com 428 cv/55 kgfm e aceleração até 100 km/h em 3,8 segundos. De quebra, a tração é integral.
Auxiliado por cinco radares de ondas milimétricas, doze radares ultrassônicos e cinco câmeras, o pacote ADAS de auxílio à condução com 13 itens de segurança ativa e passiva garantem a máxima proteção aos ocupantes do X, que ainda desfruta de sete airbags e sistemas antiderrapante e de frenagem inteligentes. Nos testes de colisão do Euro NCAP, obteve nota máxima.
No Brasil, a Zeekr sugere os preços do SUV X em R$ 272 mil para a versão Premium, com um motor traseiro, e em R$ 298 mil para a Flagship (que soma bancos com massagem e climatização e interior bicolor), equipado com dois motores. Suas etiquetas permitem um confronto com os BYD Yuan Plus e Seal e com o Volvo EX30, mas entregando mais requinte a bordo. Quem fazer sua reserva ganha um ano adicional de garantia além dos cinco mandatórios, carregador de parede de 7 a 22 kW e internet 5G nativa. Clientes Itaú têm condições especiais de financiamento, graças a uma parceria entre o banco e a marca.
NOSSO TESTE
Ver-o-Carro teve a satisfação de realizar um test-drive rápido pelas ruas de São Paulo no X Premium, a convite da Zeekr, na mesma ocasião de seu lançamento. Neste breve contato, o modelo comprovou a aura de carro inovador, com suspensão de excelente absorção de impactos, e elevado nível de segurança, graças ao pacote ADAS. A cabine entrega excelente conforto acústico e térmico, muito em virtude do teto solar panorâmico com taxa de isolamento UV superior a 99%, equivalente a um protetor solar FPS 50.
Ela dispõe de um amplo espaço interno, graças aos 4,43 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,57 m de altura, 2,75 m de entre-eixos e porta-malas de 362 litros, números maiores que os do seu irmão EX30. Sua dirigibilidade assemelha à do Volvo, mas pelo menos não dá para desviar o olhar do trânsito, por possuir painel de instrumentos de 8,8 polegadas e head-up display panorâmico com realidade aumentada. Se o EX30 usa conectividade Google Automotive, dispensando Android Auto e Apple CarPlay, o X traz o pareamento com ambos, sem fio.
A semelhança com o Volvo EX30 fica por conta da regulagem dos retrovisores externos e do ar-condicionado, todos pela multimídia, visto não possuir botões físicos no painel. Para abrir as janelas, existem botões parecidos com manetes de avião em todas as portas. E ao acelerar, o mesmo vigor e dirigibilidade que o sueco tem se repetiu no irmão chinês, apesar de o último ser apenas 0,3 segundos mais lento.
CONCLUSÃO
Custando R$ 272.000, o Zeekr X Premium sai mais que APROVADO neste breve contato de cerca de 20 minutos pelas ruas paulistanas. Modernidade de projeto, graças a plataforma SEA advinda da Geely, visual arrojado, melhor acabamento interno e excelente nível de equipamentos de série e de segurança dão a tônica no SUV urbano. Se você achou o Volvo EX30, já consolidado, simplório demais, o X tem tudo para te conquistar, sem que sinta diferença no bolso. O maior senão vai para a rede de concessionárias Zeekr, ainda em formação no país. Quer desempenho superior? Invista R$ 26 mil a mais, parta para a versão de topo Flagship e seja feliz! Em qualquer opção, o custo-benefício é imbatível.
Deixo os meus agradecimentos a Zeekr Brasil, pelo convite feito (esse foi o primeiro evento e primeira viagem para participação em eventos promovidos por uma marca), à concessionária Carrera, pela recepção, à TSO Brasil, pelo apoio no teste, e ao meu colega jornalista Sérgio Porfírio, pela companhia no teste. Sucesso aos envolvidos, e que venham mais eventos como este; é só chamar que vou!
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FICHA TÉCNICA - ZEEKR X PREMIUM
Motor: elétrico síncrono de ímãs permanentes
Potência: 272 cv
Torque: 35 kgfm
Câmbio: automático single speed
Combustível: eletricidade
Autonomia: 332 km
Consumo: 17,8 kWh/100 km
0-100 km/h: 5,6 s
Velocidade máxima: 185 km/h
Tração: Traseira
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: Independente, McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira: Rígida, multilink com molas helicoidais
Comprimento: 4,43 m
Largura da carroceria: 2,03 m
Altura do veículo: 1,57 m
Distância entre eixos: 2,75 m
Volume do porta-malas: 362 litros
Rodas: 8” x 19” – alumínio
Pneus: 235/50 R19
Peso do veículo (em ordem de marcha): 1.855 kg
Capacidade de carga: 390 kg
Fotos: Guilherme Sousa/Ver-o-Carro; Divulgação/Zeekr.